3° Simpósio Acreano de Pecuária de Corte inova setor com práticas de sucesso e novos modelos de negócio
Maior evento técnico-científico sobre a área em todo o estado, o 3º Simpósio Acreano de Pecuária de Norte inovou mais uma vez ao apresentar aos produtores das cidades acreanas práticas de sucesso que já são utilizadas no Acre e novos modelos de negócio que possibilitam mais qualidade nos produtos, além de maior rentabilidade. O objetivo da atividade foi apresentar melhorias para a agropecuária acreana, reconhecida nacional e internacionalmente pelos altos padrões adotados e por ser referência.
“Modelos Nutricionais para Terminação de Bovinos de Corte em Pastejo”, “Itaf: a Melhor Estratégia para Mudar o Patamar da Pecuária de Cria” e “Integração Lavoura-Pecuária: Intensificação Sustentável para a Produção de Grãos e Carnes” foram alguns dos vários temas abordados durante as diversas palestras e mesa-redondas promovidas ao longo dos dias em que a atividade foi realizada. Além de especialistas e estudantes de áreas vinculadas ao setor, produtores locais estavam presentes.
Sócia-proprietária da RA Consultoria, empresa promotora do Simpósio, Jeicimara dos Santos explicou que a tecnologia aliada a educação é a melhor estratégia de alavancar ainda mais a pecuária de corte, que representa mais de 7% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Acre. Ela analisou que a ação é uma forma de facilitar a difusão das novas tendências mundiais na área para que as pessoas que atuam na área possam entregar ainda mais para o mundo e fortalecer a economia local.
“O conhecimento não serve somente para o produtor, ele também ajuda funcionários, estudantes, técnicos e outros para que, junto com eles, possamos trazer evoluções significativas ao agronegócio acreano. Desde a primeira edição temos resultados práticos em propriedades rurais, sejam elas de grande ou pequeno porte. Mas o maior ganho que tivemos, foi conseguir envolver ainda mais pessoas. No início, só tínhamos os proprietários e agora temos um público variado e grande”, falou Jeicimara.
Marcelo Cordeiro, proprietário da Fazenda Recreio, foi um dos participantes do 3° Simpósio Acreano de Pecuária de Corte. Ele ressaltou que o evento é extremamente necessário para que o trabalho feito pelos produtores seja mais eficiente, ambientalmente correto, com menores custos e maior ganho. Para ele, todos os atores do setor ganham. “Tivemos palestras, debates e dias de campo com uma excelente equipe técnica que contribuiu muito nesses dias de troca de experiências. Evento completo”.
A atividade, promovida no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), foi realizada em parceria com a instituição de ensino superior por meio do Grupo de Estudos em Pecuária de Corte da Ufac (Gespec). As inscrições tiveram preços acessíveis com a finalidade de incluir ainda mais os pequenos produtores, estudantes, funcionários de propriedades rurais e técnicos. De acordo com a organização, todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas e a ação teve um grande público.
Coordenadora do Gespec da Ufac, a professora Bruna Rosas salientou que o grupo é composto por estudantes que estão no processo de formação e que a atividade realizada pela RA Consultoria foi essencial para contribuir no processo de aprendizagem deles. “Eles tiveram contato com as novidades e atualidades da pecuária de corte em todas os aspectos: nutrição, reprodução, mercado, gestão, reforma de pastagens e tudo o que envolve a produção como um todo. Um grande aprendizado”, disse.
A educadora ressaltou que o contato dos alunos com produtores, pessoas que trabalham no dia a dia do setor e as atividades práticas do dia de campo do Simpósio foram essenciais para trazer a realidade aos graduandos, o que para ela ajudará a moldar profissionais mais dinâmicos. Segundo Jeicimara, essa etapa é extremamente importante para que os participantes entendessem melhor todas as questões debatidas. "Pensamos em todos os detalhes e fico satisfeita com os resultados”, finalizou a organizadora.
Nos dias 7 e 8 de outubro, Rio Branco recebe o maior
simpósio de pecuária de corte do Acre
Sobre o que é o evento?
O que é?
O Simpósio Acreano de Pecuária de Corte vem sendo realizado desde 2018, na Universidade Federal do Acre (UFAC). Depois de sua segunda edição, em 2019, o evento foi suspenso em 2020 e em 2021 em consequência da pandemia de Coronavírus.
Em 2022, o III Simpósio Acreano de Pecuária de Corte será realizado nos dias 7 e 8 de outubro no Auditório da UFAC reunindo experts deste importante segmento da economia nacional.
Para quem é o evento?
O objetivo desse evento é debater com especialistas da área sobre os mais recentes avanços e inovações da tecnologia aplicada à pecuária nacional visando elevar a produtividade e a rentabilidade de seu negócio.
O evento é voltado para alunos de graduação, pós-graduandos, docentes e técnicos, profissionais do campo, profissionais das áreas de Ciências Agrárias, produtores rurais e outros órgãos afins.